Itepa Faculdades: um berço de esperança!

image1 image2 image3 image4

Itepa Faculdades

Desafios e inspirações da espiritualidade Latino Americana!

Primeira parte

 

Ao lançar um olhar sobre a história da espiritualidade Latino Americana, nos deparamos com um legado profundamente desafiador e inspirador. Sim, desafiador para analisar e repensar a compreensão de mundo, de cultura, de espiritualidade. Inspirador, ao mesmo tempo, porque precisamos iluminar toda nossa prática evangelizadora e tecer um novo modo de vida.

    Os processos de “evangelização” no contexto Latino Americano, há algumas décadas passadas, foram pautados por uma visão de mundo, de sociedade, de Igreja e de cultura que traçaram uma história de confrontos e lutas. Por um lado, a lógica de alguns poucos, caminhou numa direção que deixou rastros de sofrimento e destruição. Por outro, construiu-se um projeto que foi na contra mão dessa lógica. Buscou a perspectiva que respeita e integra, em todos os seres humanos, um jeito de viver e ser, numa visão libertadora e humanizadora.

       Os desafios colocam-se por provocar um olhar atento na história que permitiu visualizar, nos povos originários, uma concepção enraizada e encarnada de uma espiritualidade do cuidado, mediante um estilo de vida, sustentado através da cultura do Bem-Viver e do Saber-Viver. As inspirações estão nesta mesma caminhada, ampliadas pela espiritualidade libertadora, que norteou a resistência de povos e foi clareando uma evangelização a partir da ótica da vida digna e alimentada pela utopia do Reino de Deus.

    A atitude de revisitar o passado de modo a compreendê-lo e significá-lo em seu próprio contexto, apresenta-se como grande desafio. Este requer atitude de desprendimento de preconceitos e identificar, nele, razões, motivações, de forma que nos permitam lançar luzes sobre os contextos atuais e que estejam a disposição às futuras gerações. Identificar e assumir um modo de vida, capaz de potencializar esperanças e solidificar de modo íntegro e integrado o ser humano, numa perspectiva libertadora, de tudo aquilo que o impeça de ser e estar no exercício pleno de sua cidadania e religiosidade. Urge permitir a vivência da espiritualidade do Evangelho de Jesus. Ela possibilita rejeitar tudo o que causa submissão, sofrimento, resignação e negação dos direitos e das necessidades vitais da pessoa. Dessa forma, serão obtidas as condições de uma vida digna e satisfatória, como filhos e filhas do Deus Criador e libertador.

Para ver a segunda parte do texto clique aqui.

Pe. Claudir Pressi

Estudante da Pós-Graduação em Espiritualidade

Share
joomla template gratuitjoomla free templates

Diocese de Chapeco

Arquidiocese de Passo Fundo

Diocese de Vacaria

Diocese de Erexim

Diocese de Frederico

© Copyright Itepa Faculdades - 2017 - Modelo desenvolvido por: Cleber, Ivanir e Giovani