Itepa Faculdades: um berço de esperança!

image1 image2 image3 image4

Itepa Faculdades

“Sem humildade não se dá um passo no Caminho do Senhor” (Dom Helder Camara)

Nesta terceira etapa da Pós-Graduação em Espiritualidade, fomos agraciados com profundos conteúdos, que de forma dinâmica foram apresentados na lógica da dialogicidade, troca de experiências, convivência fraterna e familiar. Contamos, também com professores competentes e uma calorosa acolhida pela Família Itepa.

        Dom Helder Camara Destacamos como luzes para a nossa caminhada Espiritual e Pastoral, as figuras de Homens e Mulheres místicos, expoentes para o nosso itinerário Espiritual, Comunitário e Pastoral.

Com devoção, fazemos referência a Dom Helder Camara, por ser o Dom de Deus, místico, poeta, incapaz de odiar, grande homem para o Brasil, ícone da Igreja, profeta e irmão dos pobres. Em seu projeto de vida deu um significado próprio no caminho da Espiritualidade.

         O processo de amadurecimento espiritual para Dom Helder acontece por meio das “conversões”, “humilhações” e “gentilezas”. Para ele, a conversão não é apenas deixar as coisas erradas para fazer as coisas certas. Todos nós precisamos de conversões diárias. Temos falhas não porque necessariamente somos ruins, mas sim, porque somos fracos. Precisamos rever a nossa vida, nosso dia-a-dia para que nos tornemos melhores. A conversão acontece de forma processual e gradual.

A respeito das humilhações, diz Dom Helder, que as vivenciamos porque Deus é Pai e como Pai nos quer bem: faz com que nos reconhecemos em nossas fraquezas, ao estarmos no caminho equivocado, para que retornemos ao caminho da humildade, pois “sem humildade, não se dá um passo no Caminho do Senhor”.

Em relação às gentilizas, estas são os pequenos presentes que Deus nos proporciona a cada dia e estão ligadas às amizades que vamos construindo ao longo da nossa caminhada.

Ao que se refere a disciplina de Eco-Espiritualidade, destacamos a troca de experiências e os debates gerados, pois estes renovaram em cada uma de nós a certeza de que toda a criação é fruto de Deus, pensada e planejada na lógica da integralidade e da comunhão. Proporcionou uma nova consciência em relação ao cuidado da Casa Comum, nossa Mãe Terra.

É extremamente urgente o cuidado e as novas posturas e a sensibilização através dos sentidos, do contato, para que possamos criar novos paradigmas que contribuam para o bem comum.

     Finalizamos esta etapa compreendendo os aspectos da Liturgia Eucarística e destacamos a Liturgia como uma experiência do Ressuscitado, experiência fundante da nossa fé. Precisamos anunciar que nossas comunidades, Igrejas e capelas, tornam-se Jardins do Ressuscitado, o encontro de experiências viva com Jesus. Neste sentido, as Celebrações Litúrgicas nos levaram a compreensão do Mistério e seus métodos eficazes para o bem celebrar o encontro com Jesus Eucarístico e Comunitário.

       Encerramos a etapa com a partilha das pesquisas que estão em processo de conclusão. As temáticas apresentadas por cada estudante revelam de forma significativa a caminhada que a Pós em Espiritualidade está proporcionando a cada um, ou seja, através dos escritos, percebemos a centralidade da pessoa de Jesus Cristo e o seu proposito em relação a vida daqueles que clamam por justiça e igualdade social.

Ir. Gisela Bruxel

Joselei Maria Ortigara Dellagerisi

Lecy da Silva

Estudantes da Pós-Graduação em Espiritualidade

Share
joomla template gratuitjoomla free templates

Diocese de Chapeco

Arquidiocese de Passo Fundo

Diocese de Vacaria

Diocese de Erexim

Diocese de Frederico

© Copyright Itepa Faculdades - 2017 - Modelo desenvolvido por: Cleber, Ivanir e Giovani