Décima aula do Curso de Teologia a Distância

Curso de Teologia a Distância10

A comunidade e os agentes

A Igreja, Povo de Deus, tem por missão proclamar a Boa Nova de Jesus Cristo a toda a sociedade. Segundo Paulo VI, “evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar” (EN 14). Esta missão é realizada através de diferentes serviços, que emanam do batismo, “fonte e raiz de todos os ministérios” (CNBB, Doc.100, n.192). Portanto, “independentemente de sua condição no interior dela, [todos os cristãos] devem anunciar a salvação de Cristo e promover os valores evangélicos na sociedade, sendo assim sujeitos ativos na Igreja” (M. F. Miranda). Neste processo, é importante refletir sobre os sujeitos e tarefas da conversão paroquial.

Leia mais:Décima aula do Curso de Teologia a Distância

NONA AULA DO CURSO DE EXTENSÃO EM TEOLOGIA A DISTÂNCIA

Curso de Teologia a Distância9

A comunidade como lugar de encontro

 

A perspectiva de vida cristã está estreitamente ligada ao espírito e à vivência comunitária. Viver de forma cristã é viver em comunidade. Viver em comunidade implica vida partilhada, portanto, viver unido, em comunhão.

Comunidade tem um sentido amplo, como representação das diferentes instâncias eclesiais, como a comunidade paroquial e a Igreja particular (diocese). Mas a instância onde a proximidade e o encontro se efetiva com mais ‘naturalidade’ é o espaço da pequena comunidade. É ali que o espaço do encontro entre as pessoas ganha um sentido e profundidade para a vida de fé. É aí que a vida partilhada, posta em comum, ganha contornos de vida fraterna propriamente.

Leia mais:NONA AULA DO CURSO DE EXTENSÃO EM TEOLOGIA A DISTÂNCIA

OITAVA AULA DO CURSO DE EXTENSÃO EM TEOLOGIA A DISTÂNCIA

Curso de Teologia a Distância8

Conversão Pastoral

 

Dando continuidade à nossa reflexão sobre o documento da CNBB, nº 100, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, queremos abordar brevemente o importante subtema – a conversão pastoral.

Para compreendermos melhor o alcance dessa expressão, é importante partirmos do seu significado etimológico. “Conversão” quer dizer mudar de hábito, de convicção, transformar... “Pastoral” se refere ao trabalho em vista da evangelização, à luz de Jesus, o Bom Pastor (Jo 10,11).

Leia mais:OITAVA AULA DO CURSO DE EXTENSÃO EM TEOLOGIA A DISTÂNCIA

SÉTIMA AULA DO CURSO DE EXTENSÃO EM TEOLOGIA A DISTÂNCIA

Curso de Teologia a Distância7

Comunidade de comunidade: Uma nova paróquia

A conversão pastoral da paróquia

           

Fruto de um longo processo de participação das comunidades pastorais, movimentos e agentes, a 52º Assembleia Geral dos Bispos do Brasil aprovou o documento 100 - Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia. Este documento busca inspiração, os fundamenta- mentos eclesiológicos e a noção de Igreja. na Gaudium et Spes, nas primeiras comunidades cristãs, na longa história das paróquias e especialmente no Concílio Vaticano II, a Igreja é um instrumento a serviço do Reino. Enquanto instrumento deve adequar-se às novas realidades e responder com eficácia aos sempre novos contextos. Isto exigirá uma atitude permanente de conversão. Por isso, o documento convoca à conversão. Faz-se necessário uma análise profunda da realidade da atual paróquia, discernimento e sabedoria para abandonar “estruturas caducas”, motivação, entusiasmo e coragem para implementar com criatividade uma paróquia que seja de fato comunidade de comunidades.

Leia mais: SÉTIMA AULA DO CURSO DE EXTENSÃO EM TEOLOGIA A DISTÂNCIA

SEXTA AULA DO CURSO DE EXTENSÃO EM TEOLOGIA A DISTÂNCIA

Curso de Teologia a Distância6

 

A paróquia como “casa”

Se queremos uma Igreja viva e eficaz, presente e atuante na vida das pessoas, imprescindível é fazer da paróquia à qual pertencemos uma CASA, um lar de convivência e partilha da vida, uma rede de comunidades que se unem, uma experiência de Igreja que acontece ao redor da MESA. Este é o espaço de encontro, com pessoas que podem ser de diferentes lugares e não apenas de um território geográfico. Assim, paróquia como casa quer ser “ambiente de vida, referência e aconchego de todos que transitam pelas estradas da vida” (CC 74).

Leia mais: SEXTA AULA DO CURSO DE EXTENSÃO EM TEOLOGIA A DISTÂNCIA

joomla template gratuitjoomla free templates

Diocese de Chapeco

Arquidiocese de Passo Fundo

Diocese de Vacaria

Diocese de Erexim

Diocese de Frederico

© Copyright Itepa Faculdades - 2017 - Modelo desenvolvido por: Cleber, Ivanir e Giovani