EAD: AULA 07 - NOVEMBRO DE 2015

A Verdade como princípio para o diálogo na busca pela paz


Diácono Alencar Caratti, acadêmico do 4º ano de Teologia na Itepa Faculdades

A seriedade de um diálogo, em nome da Igreja, deve-se a sua capacidade de mostrar a fundamentação na Verdade, que é absoluta: Deus que se revela plenamente em Jesus Cristo e deixa a sua própria vida a ser transmitida pela Igreja. Exatamente por esse motivo, ao expor sobre a dimensão do diálogo, na sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, o Papa Francisco reforça a afirmação de Bento XVI: “a Igreja fala a partir da luz que a fé lhe dá (EG 238).

Leia mais:EAD: AULA 07 - NOVEMBRO DE 2015

EAD: AULA 08 - OUTUBRO DE 2015

As dimensões comunitária e social da evangelização

“Nós vimos e ouvimos e disso damos testemunho” (Cf. Jo 1,1-3).

 “Evangelizar é tornar o Reino de Deus presente no mundo” (EG, 176). Com esta afirmação podemos compreender que no ato evangelizador humano se entende a ação e a presença de Deus na história. Desta afirmativa também derivam alguns questionamentos: o que se entende por evangelização? É possível relacionar evangelização e ação social?

Leia mais:EAD: AULA 08 - OUTUBRO DE 2015

EAD: AULA 07 - SETEMBRO DE 2015

O processo catequético como amadurecimento da fé

 

Muito já se tratou sobre a dimensão catequética da Igreja como sendo um elemento constitutivo do “ser eclesial” que, por isso jamais pode ser abandonado ou posto em “mesa de negociação”. Assim como em outros documentos eclesiais, a exortação apostólica do Papa Francisco, Evangelii Gaudium com tradução na língua portuguesa como Alegria do Evangelho, também aborda carinhosamente esta temática. Desta forma, propõe-se neste pequeno artigo uma sucinta reflexão sobre a questão catequética à luz da Alegria do Evangelho.

Leia mais:EAD: AULA 07 - SETEMBRO DE 2015

EAD: AULA 06 - AGOSTO DE 2015

O povo de Deus, sujeito da evangelização

 

Para o leitor que vem acompanhando as reflexões da página da Itepa Faculdades, estando ou não fazendo o curso, vamos localizar. O texto que estamos introduzindo tem por base a primeira parte do capítulo 3 do Documento Evangelli Gaudium, mais precisamente os números 110 a 134.

 

O Papa Francisco, após fazer valiosas considerações sobre a realidade atual e apontar para desafios próprios à evangelização neste contexto, sublinha a importância do anúncio explícito de Jesus Cristo. O Papa revela também de quem é esta tarefa.

Leia mais:EAD: AULA 06 - AGOSTO DE 2015

EAD: AULA 05 - JULHO DE 2015

Das tentações dos agentes de pastoral

Quando falamos em tentações logo nos reportamos com a experiência desconcertante vivida por Jesus no deserto. Mantendo como pano de fundo esta imagem do mestre que, cheio do Espírito, vence o maligno e se lança sem temor a anunciar o Evangelho da Alegria recebido do Pai (Jo 8,28), resgatamos os indicativos fundamentais, inscritos pelo Papa Francisco na Exortação Evangelli Gaudium (76-109), para nos manter fiéis e perseverantes na missão.

Leia mais:EAD: AULA 05 - JULHO DE 2015

EAD: AULA 03 - MAIO DE 2015

Do Coração do Evangelho a uma Igreja Mãe

           

Existe entre nós muitas propostas que visam ou que se dizem habilitadas em suprir nossas necessidades básicas, carências, desejos e até ditam o sentido para o nosso viver. Umas são autênticas, outras, infelizmente, são perspectivas que criam confusão, consumismo, esfacelamento, miséria, individualismo, dependência, violência e sofrimento. Este universo plural e de muitas vozes faz com que Jesus e sua boa notícia quase não encontrem eco.

            A ação evangelizadora, contudo, é surpreendente porque o Evangelho é portador do caminho da vida, do amor, da dignidade, da felicidade, de beleza do amor salvífico e fascinante (EG 34). Neste sentido, o Papa Francisco propõe a ação pastoral com chave missionária através de um itinerário simples, sem perder a profundidade e a busca da verdade (EG 35-36).

Leia mais:EAD: AULA 03 - MAIO DE 2015

EAD: AULA 04 - JUNHO DE 2015

Desafios do mundo atual à evangelização

Os anúncios de que o mundo no terceiro milênio, dirigido pelas estratégias da globalização, converter-se-ia num cenário de felicidade e bem estar para todos, esvaneceram-se tal qual tênue nuvem solitária, perdida no horizonte das brilhantes manhãs de verão. Revelando o aprofundamento da exclusão provocado por uma “economia que se pauta pelo jogo da competitividade e da lei do mais forte” (EG.53), recentes pesquisas realizadas por órgãos internacionais e nacionais denunciam o cinismo que se oculta nos presságios dos falsos profetas da felicidade universal.

Leia mais:EAD: AULA 04 - JUNHO DE 2015

EaD: Aula 02 - Abril de 2015

IGREJA EM SAÍDA: Renovação inadiável

A sociedade, nos últimos anos, passa por mudanças e transformações profundas e rápidas. Uma dessas diz respeito ao fenômeno do pluralismo religioso. Grupos evangélicos crescem vertiginosamente. Numa sociedade majoritariamente católica a Igreja vivia numa situação cômoda a espera dos fiéis. Atento a isso, já na virada do milênio, o saudoso papa João Paulo II falava em “Nova Evangelização” com novos métodos, novo conteúdo e novas expressões. Aos poucos isso fez crescer na Igreja a consciência da necessidade de uma nova postura missionária.

Leia mais:EaD: Aula 02 - Abril de 2015

joomla template gratuitjoomla free templates

Diocese de Chapeco

Arquidiocese de Passo Fundo

Diocese de Vacaria

Diocese de Erexim

Diocese de Frederico

© Copyright Itepa Faculdades - 2017 - Modelo desenvolvido por: Cleber, Ivanir e Giovani