Carta de apoio à Greve Geral

Passo Fundo, 27 de abril de 2017

 

Carta à População


A Direção da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas - Itepa Faculdades manifesta sua concordância com a Greve Geral marcada para o dia 28 de abril e também paralisa suas atividades neste dia. Toma esta atitude em sintonia com o drama de milhares de trabalhadores e trabalhadoras brasileiros que tem os seus direitos ameaçados devido à Reforma Trabalhista, aprovada ontem na Câmara Federal, e a Reforma Previdenciária em tramitação.

A Doutrina Social da Igreja: “reconhece a legitimidade da greve quando se apresenta como recurso inevitável, e mesmo necessário, em vista de um benefício proporcionado, depois de se terem revelado ineficazes todos os outros recursos para a composição dos conflitos. A greve, uma das conquistas mais penosas do associacionismo sindical, pode ser definida como a recusa coletiva e concertada, por parte dos trabalhadores, de prestar o seu trabalho, com o objetivo de obter, por meio da pressão assim exercida sobre os empregadores, sobre o Estado e sobre a opinião pública, melhores condições de trabalho e da sua situação social” (DSI 304).

A Itepa Faculdades busca refletir Teologia em sintonia com a realidade do povo e esta tem apontado a existência de tempos difíceis para a maioria da população. Isto é fruto da injustiça que clama aos céus (DM, 8). Em fidelidade ao Deus da vida, estamos em comunhão com todas as pessoas que têm seus direitos ameaçados, direitos que foram duramente conquistados e consagrados desde a Constituição de 1988.

O grande sonho que nutre os seguidores de Jesus Cristo é que não haja necessitados (Atos 2, 45). Por isso, quando o Papa Francisco afirma: “nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem-terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá”, está lembrando o compromisso solidário dos cristãos com estas pessoas como parte integrante da opção de fé. A Teologia parte da fé e no seu caminho está o compromisso com a dignidade de cada ser humano Embasados nessas razões somos a favor da Greve e contra a usurpação dos direitos.

 

Direção e Professores da Itepa Faculdades!

 

Faça o download da carta aqui.

Assembleia Geral Ordinária

Na última Quarta-feira, 15 de março de 2017, no Auditório Enrique Dussel, realizou-se a Assembléia Geral Ordinária da Itepa Faculdades. Na ocasião os membros do Conselho Administrativo do Instituto de Teologia e Pastoral - Itepa, composto pelos bispos das dioceses associadas, a diretoria executiva, os padres formadores dos seminários de teologia, o coordenador do curso de teologia, os coordenadores de pastoral e os representantes dos presbíteros das dioceses associadas, reuniram-se para aprovar a prestação de contas do exercício de 2016, mediante análise do relatório de atividades, balanço geral e as demonstrações contábeis, bem como a aprovação do plano de gestão e orçamento para o exercício de 2017.
 
Na ocasião também foi apresentado e aprovado o plano anual de atividades da Itepa Faculdades e apresentado e discutido o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
 

Ainda existem Vagas para Curso de Bacharelado em Teologia

Sem ttuloNos momentos dramáticos em que vivemos (mitos exterminação da espécie, da liquidação da biosfera, da ameaça do futuro comum, da terra e da humanidade), o ser humano mergulha na profundidade do ser e se coloca em questões básicas: O que estamos fazendo neste mundo? Qual é o nosso lugar no conjunto dos seres? Como agir para garantir um futuro que seja esperançador para todos dos seres humanos e para a nossa casa comum? O que esperar para além desta vida? É neste contexto que devemos colocar a questão da espiritualidade. Tema recorrente em nossa cultura, só no âmbito das religiões, que é o seu lugar natural, mas também no das buscas humanas (jovens, intelectuais, cientistas, empresários, etc.) O buraco é do tamanho de Deus. Por isso só Deus é capa z de preenchê-lo.
Venha!

ITEPA Faculdades realiza aula inaugural 2017

 

No dia 15 de março de 2017, no Auditório Enrique Dussel, o ITEPA Faculdades promoveu a aula inaugural do ano de 2017. Em comunhão com o Ano Mariano, os 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e o Centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, a aula inaugural teve por tema "Mariologia e o Ano Mariano" e foi proferida pelo Pe. Valter Girelli, da Diocese de Erechim.
Após a aula inaugural foi realizada uma Celebração Eucarística presidida por Dom Odelir José Magri, bispo da Diocese de Chapecó (SC).
 

 

joomla template gratuitjoomla free templates

Diocese de Chapeco

Arquidiocese de Passo Fundo

Diocese de Vacaria

Diocese de Erexim

Diocese de Frederico

© Copyright Itepa Faculdades - 2017 - Modelo desenvolvido por: Cleber, Ivanir e Giovani