Uma importante avaliação sobre a Itepa Faculdades: reflexão do Frei Luiz Carlos Susin

Caro Pe. Ivanir,
 
Em primeiro lugar quero cumprimentar você e os demais integrantes da teologia do ITEPA: está entre as poucas teologias do Brasil que atingiram a nota máxima no ENADE. Como se trata de uma nota a partir do desempenho dos alunos que estão no final do curso, é uma nota até mais indicativa do que a da estrutura da instituição, pois há boas instituições no Brasil que ficaram com nota medíocre para o que afinal serve uma instituição: formandos bem preparados.
 
Há um elemento interessante de ser analisado no conjunto das 118 instituições do Brasil que o MEC submeteu à avaliação comum do ENADE. Segundo notícia de meu confrade que examinou com detalhe, somente cinco cursos tiveram a nota máxima, ou seja, a nota cinco. Das cinco, três delas estão no interior, não em capitais.  Dessas três, duas no interior do RS, ITEPA e FAPAS de Santa Maria. Em SP somente a UMESP, dos metodistas, atingiu cinco, e no Rio nenhuma. Em BH a PUC teve cinco. De resto, um grupo que não chega a ser tão alto, mas onde está parte das católicas, atingiu quatro. No entanto, a média geral das 118 instituições é nota três. E parece haver mais nota dois do que nota q uatro. Isso dá uma ideia geral problemática da teologia no Brasil, com muita instituição a melhorar. Mas o ITEPA só tem a festejar, e o fato de que das cinco com nota máxima duas estejam no interior do RS é um sintoma de que há boas condições, método, disciplina e afinação entre estudantes e proposta do curso, com bons resultados, sem precisar estar em capital. Mais uma vez parabéns!
 
Se bem que considero outro elemento como importante em nossas teologias espalhadas pelo RS, de que já te mencionei em conversa: a fecundidade dos cursos de extensão para leigos, que não seriam fatíveis sem a existências dos institutos como ITEPA e IMT com as respectivas graduações. Isso não foi avaliado nesse exame, mas pessoalmente considero que é algo precioso do ponto de vista eclesial. Onde há também uma dose de sacrifício do corpo docente, se bem que suportada por um amor pastoral que serve o conhecimento.
 
Um cordial abraço e que VIVA o ITEPA!
Adv. Comm. Concilium international Journal of Theology
World Forum on Theology and Liberation
GLORIA MAIOR DEUS HUMILIS
Share

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

joomla template gratuitjoomla free templates

Diocese de Chapeco

Arquidiocese de Passo Fundo

Diocese de Vacaria

Diocese de Erexim

Diocese de Frederico

© Copyright Itepa Faculdades - 2017 - Modelo desenvolvido por: Cleber, Ivanir e Giovani