Seminário da Pastoral da Saúde refletiu sobre o cuidado com a vida no contexto da pós-pandemia

O VIII Seminário da Pastoral Arquidiocesana da Saúde aconteceu do auditório da Itepa Faculdades no dia 20 de maio. O evento foi planejado e efetivado em parceria entre Itepa Faculdades e a Pastoral Arquidiocesana da Saúde, tendo como horizonte de debates: “O cuidado com a vida no contexto pós-pandemia”. O objetivo específico do evento foi o de promover um amplo debate sobre as dimensões da Pastoral da Saúde: solidária, comunitária e sociotransformadora e sobre o testemunho pastoral de João Maria Cardoso da Silva e de Odete Silveira, ex-coordenadores da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Passo Fundo, recentemente falecidos.

O Seminário desejou atualizar os apelos humanitários da Campanha da Fraternidade 2023, levada à feito com o tema “Fraternidade e a fome”. Além disso, os temas postos em debate visaram aprofundar a compreensão sobre a missão dos Agentes de Pastoral no contexto presente, marcado pelas decorrências da pandemia da Covid 19. A dinâmica do evento se desenvolveu em duas modalidades: palestras presenciais e online sobre as dimensões da Pastoral da Saúde e sobre o testemunho de João Maria e de Odete e oficinas sobre as temáticas da alimentação saudável, o papel das ervas medicinais, o cuidado com o meio ambiente e a exigência de uma escuta amorosa no trabalho pastoral.

Com a presença e participação de toda a comunidade acadêmica, da coordenação e membros atuantes na Pastoral da Saúde, de presbíteros da Arquidiocese, de propedeutas ao diaconato, religiosas, familiares dos inesquecíveis João Maria e de Odete, o seminário se estendeu das 8h30min até às 16h e foi enriquecido com um almoço comunitário realizado às 12h no salão da Paróquia Santa Terezinha.

Vale destacar que o seminário contou com a assessoria de nomes comprometidos com a Saúde, especialmente, com a saúde coletiva e popular e que contribuíram com o fortalecimento do papel do Agente de Pastoral no contexto vigente, Pe. Ari dos Reis, coordenador de Pastoral da Arquidiocese, Dr. Luis Artur da Rosa filho e Drª Vanderleia Pulga Daron, ambos docentes integrados à UFFS/campus Passo Fundo e Pe. Valdir Goedert, reitor da Casa de formação seminarística da Diocese de Lages. As oficinas foram assessoradas pela nutricionista Kely Szymanski Araújo (Novos conceitos de alimentação de qualidade em vista da superação da fome), prof. Iltomar Severo e profª. Márcia Carbonari (Exigências para a construção e preservação de um meio ambiante saudável), prof. Pe. Ivanir Antonio Rampon e prof. Pe. Ivanir Antonio Rodighero (A escuta amorosa: condição para uma prática humanizadora do Agente de Pastoral) e por integrantes da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Saúde (Saúde e ervas medicinais: para um uso em favor da vida saudável). O VIII Seminário contou com a colaboração preciosa dos professores e estudantes de Metodologia e Prática Pastoral da Itepa Faculdades, especialmente, os de MPP V. Fotos.